quarta-feira, 8 de outubro de 2014

AdoleSantos - Dicas de evangelização



“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” Mc 16, 15.

Jesus Cristo nos convoca a anunciar o evangelho, a contagiarmos a todos com o nosso testemunho. 
Aos 12 anos, Jesus era um AdoleSanto que brincava, se divertia com os amigos, Ele cuidava das coisas do Pai e crescia em estatura, graça e sabedoria (cf. Lc 2, 41-52).
Santa Filomena, Santa Germana, São Tarcísio, Santa Bernadete, e tantos outros santos, que desde sua infância e adolescência, experimentaram o amor de Deus e decidiram viver para fazer a vontade do Senhor. Eles são exemplos de que é possível ser santo! Não importa a idade! 

Chegou a hora de reerguer um exército de ADOLESANTOS!
Para que isso aconteça, caro Evangelizador, precisamos rezar! Precisamos evangelizar! 
DEUS CONTA COM VOCÊ!
Vamos pedir a unção de Deus para "pescar" adolescentes para o Senhor.       


Evangelizar adolescentes requer uma linguagem, espaço, formas diferentes, exclusivas para a faixa etária. Abaixo estão algumas dicas para evangelizar Adolescentes:

1º. Interceda bastante pelo evento. Não sabemos como fazer sem a ajuda do Espírito Santo!

2º. O Adolescente precisa ser bem acolhido.

3º. Não trata-lo como criança!
a)   Ter cuidado com palavra, musicas e expressões.
    - Se apresente com o seu nome. Nada de “eu sou o tio(a)...”
    - Não fique chamando a atenção do Adolescente o tempo todo e nem na frente das pessoas.
b)  O Espaço não deve ser decorado como espaço Infantil. 
c) O Espaço não é sala de aula!

4º. Utilizar linguagem clara e objetiva nas pregações. 10 a 15 minutos de pregação é suficiente.
     Pode-se fazer Dramatização (leia a passagem e eles deverão dramatizar)...

5º. Estude a Palavra de Deus! Esteja preparado para responder as perguntas. Caso não saiba, anote, pesquise e responda depois.

6º. O uso de dinâmicas e atividades é importante para assimilarem os temas. Assim como as brincadeiras (gincanas bíblicas, torta na cara...)

7º. É indispensável o momento de partilhas!

8º. Seja criativo. Leve dinâmicas novas, mude o roteiro de vez em quando (pedindo ajuda para o Espírito Santo, é claro!). Utilize os meios de comunicação para ficar mais próximo dos seus AdoleSantos.


9º. AdoleSanto evangeliza AdoleSanto! Incentive-os a evangelizar (sugestão: eles podem ensaiar uma peça para apresentarem).

10º. Ame-os. Compreenda-os. Permita que Deus te use como instrumento de conversão para eles.
  
Desejamos partilhar um pouco do que aconteceu no Espaço AdoleSantos, que foi realizado no Congresso da RCC-Belém 2014, pelo Ministério para as crianças. Acolhemos adolescentes de 11 a 14 anos. Foi uma bênção!

Tema do congresso: “Amo-te com amor eterno” (Jer 31, 3)

Sobre a programação:


Iniciamos o encontro com a Consagração à Nossa Senhora, animação e louvor. A cada retorno de intervalo eram feitos momentos de animação.




As pregações tiveram os mesmo temas do espaço para adultos, mas transmitidos de forma e linguagem juvenil para que os adolescentes pudessem entender. 

Após a pregação, realizava-se a dinâmica de fixação.

Eram incentivados a partilhar o que eles estavam experimentando no espaço com os seus responsáveis, durante os intervalos.

Após os intervalos, era feita animação e oração.

 Tivemos a graça de poder adorar Jesus no Santíssimo Sacramento, ates do encerramento do encontro.
A evangelização foi feita através de pregações, dinâmicas, vídeos, partihas..








“O Adolesantos foi um momento de restauração na vida de muitos adolescentes que ao chegarem no espaço preparado para eles, pareciam sem vida tipo “mortos  vivos” não tinham alegria, muito menos força de louvar a Deus com suas próprias palavras e gestos, mas após a oração inicial pedimos a Graça da Infusão do Espirito de Pentecoste que veio e preencheu a sala onde estávamos e muitos começaram a se soltar das correntes da tristeza e da timidez.
Muitos testemunhos de mudanças estão sendo relatados pelos familiares de muitos que lá estavam, isso só esta aumenta nossa fé e a vontade de servir ao povo escolhido pelo Senhor... E os que entraram adolescentes saíram adoleSANTOS.” – Testemunhou Paulo Roberto (Coordenador do AdoleSantos do Congresso).

Muito ainda precisamos aprender mas, com a graça de Deus, muitos adolescentes serão renovados através do nosso "SIM" à evangelização.
Agradecemos a cada servo desde congresso! Que Deus os abençoe e que a evangelização para adolescente continue dando muitos frutos!


2 comentários:

  1. Maravilhoso!!!! Eu estava nesse AdoleSantos e posso afirmar com confiança que o Senhor derramou grandes graças. E a postagem sobre a evangelização para AdoleSantos ficou ótima.

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus pela sua perseverança, Débora!

    ResponderExcluir