segunda-feira, 4 de março de 2013

Oficinas sobre Fé


A tia Vânia preparou oficinas muito criativas para o Enchei-vos Mirim 2013. Confira você mesmo!

 A Fé que me Cura (A Cura de Naamã)

Idades: 04 a 06 anos.
Material de cada oficina:Copo descartável de sobremesa /  Palito de Churrasco / Eva Azul  e Cinza escuro / Cola / Desenho de Naamã leproso e curado impresso .


Descrição da  Atividade : Cola o Eva azul e o cinza em forma de onda no copo, fura o fundo do copo e cola-se a imagem impressa. Assim fazendo com que Naamã dê 6 mergulhos e no 7 vira a posição de leproso para curado. Com essa atividade o pequenino irá perceber que Deus é o Deus do impossível e que não há outro Deus, e  que devemos ter confiança em Deus, assim  não somente despertaremos a fé de nossas crianças, como elas mesmo através dessa oficina despertará a Fé de outras crianças. 

Historinha: Essa menina foi levada como escrava para trabalhar na casa de Naamã, o chefe do exército da Síria. Naamã era homem respeitado e importante, mas havia um problema sério com ele: tinha uma doença grave chamada lepra. Essa doença dá feridas horríveis no corpo.

Vendo isto, a pequena escrava disse para a mulher de Naamã que se ele procurasse em Israel um profeta de Deus, chamado Eliseu, certamente seria curado. Naamã ficou sabendo disso e foi até a casa de Eliseu. Chegando lá, Eliseu mandou um mensageiro dizer a Naamã que deveria se lavar sete vezes no rio Jordão, e ficaria livre da sua doença.

Naamã ficou zangado com o recado; afinal ele era um homem importante e Eliseu nem saiu para lhe dar atenção, por isso resolveu ir embora. Mas os homens que estavam com Naamã disseram: "...Por que é que o Senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado? " Então, Naamã resolveu se lavar sete vezes e foi curado. Que coisa boa! Ele ficou tão feliz que voltou para a casa de Eliseu para agradecer a cura. Quis até dar presentes, mas Eliseu não aceitou, porque sabia que não tinha sido ele que realizara o milagre, mas, sim, Deus. Eliseu apenas disse: " Vai em paz".

Sabem crianças, a melhor coisa que aconteceu nesta historia não foi somente a cura de Naamã, mas , sim, que ele reconheceu que Deus é o Deus verdadeiro. Ele disse: " Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser Deus de Israel". Amém!

Coragem também teve Naamã de mergulhar num rio sujo, e teve Fé, acreditou que ia ficar curado. Uma pequena palavra da menina fez com que Naamã fosse curado, e cresse em Deus. E você, mesmo sendo pequeno, pode ajudar as outras crianças, falando de Jesus.

Semeando a Fé ( Parabola do Semeador)


Idades: 07a 08 anos. 

Itens:  Papel cartão ou cartolina / Eva Vermelho / Cola / Feijão branco/ papel crepon / Palito de dente/ Eva (amarelo, verde, branco).
Descrição da Atividade : Cortar 1 tira  larga de papel cartão, dobrar 2 vezes formando um álbum sanfonado  e colar os 4 corações um em cada pagina, seguindo a sequencia dos desenhos acima. A ideia é que se torne um material para que seja feito a pregação. O álbum da História Semeando a Fé é um meio de motivar os pequeninos a semear a boa semente.

Historinha: Um homem saiu para semear. Quando espalhava as sementes, algumas caíram na beira do caminho. E os passarinhos comeram tudo.
Outras sementes cairam num lugar onde havia pedras. As sementes brotaram e aparecendo o sol, queimou as plantinhas.
Outras caíram no meio dos espinhos. Eles cresceram e abafaram as plantas.
Mas as sementes que caíram em terra boa cresceram fortes e produziram muitos frutos.

Jesus explicou que a semente é a Palavra de Deus e as pessoas são a terra.

Quando elas ouvem a palavra de Deus é como se a semente estivesse caindo em seu coração. Ela ouve com atenção, mas então vem o inimigo de Deus e rouba a palavra de seu coração.  Por exemplo, você ouviu alguém pregar que Jesus é o seu Salvador, que Ele te ama e quer te perdoar, mas de repente vem um pensamento na sua mente assim: “Ah, isso não é verdade! Eu já sou feliz não preciso de um Salvador!” Se você der ouvido a esse pensamento estará deixando que o inimigo roube a palavra do seu coração. Quando ouvimos algo da parte de Deus devemos crer e não deixar que pensamentos contrários venham nos fazer duvidar.

As que caíram em meio às pedras são as pessoas que ouvem a Palavra com alegria e creem por isso a semente começa a brotar,  mas a terra de seu coração é pobre, não tem água nem nutrientes. A água é também a Palavra de Deus, se alguém não lê a Bíblia, a terra de seu coração é seca, se não vem ao Grupinho de Oração, não reza , e não consagra sua vida a Deus, a terra de seu coração é também pobre em nutrientes, quando escuta uma palavra de vitória, por exemplo, ela crê por um tempo, mas quando vem o sol dos problemas, ela desiste de sua fé, e deixa de crer.

As que caíram em meio a espinhos são as pessoas que ouvem e recebem a palavra, mas as preocupações e os prazeres da vida são pra ela mais importantes, por isso são como espinhos que sufocam a palavra de Deus. Por exemplo, você ouviu que mentir é pecado, mas quando surge uma oportunidade de contar uma mentira você pensa: “ah, se eu falar a verdade, não irei conseguir o que desejo”, se você der ouvidos a esse pensamento estará deixando que os espinhos da vida sufoquem a palavra que você recebeu.

 Mas ainda bem que há pessoas com o coração como terra boa. Elas ouvem a palavra com alegria e não deixam que o inimigo venha roubá-la, a terra de seu coração é fértil, ele lê a Bíblia e tem uma vida de comunhão com Deus não permitindo que nada ocupe o lugar da palavra de Deus em seu coração. Sendo assim, a semente brota e produz; muitos frutos e através da sua vida e do seu testemunho ele mostra as bênçãos que recebeu da parte de Deus. Amém!

- Acolher a Palavra de Deus com Fé e com isso  quanto mais você escuta a Palavra, sua fé vai ficando fortalecida.

Ficou lindo!

Multiplicação da Fé ( Multiplicação dos pães e dos peixes)

 Idades: 09 a 10 anos.

Itens:  Eva Marron, bege , laranja, verde, rosa , vermelho / Fio barbante / Cola / Fita Adesiva
Descrição da Atividade : Fazer 1 cesto de Eva marron, atrás desse cesto fazer uma espécie de bolso, confeccionar vários peixes( Eva diversos) e  pães(Eva bege) e colar com fita adesiva no fio, formando tiras de peixes e de pães, como mostra o desenho acima, colar as tiras dentro do bolso do cesto. Ao contar a historia deixar a mostra somente 5 pães e 2 peixinhos e ao encerrar a historia com o grande milagre, puxe de dentro do bolso vários pães e peixes.  Essa história mostrará o quanto Deus se alegra o pouco que repartimos  ou o pouco que oferecemos a Ele, se temos pouca fé Ele fará multiplicar a medida que repartimos o nosso dia com Ele .

Historinha: Certa vez, Jesus decidiu ir com o discípulos para um lugar mais distante e sem tanta gente. Eles estavam trabalhando tanto que não tinham tempo de descansar nem de comer.
Mas algumas pessoas viram Jesus e seus amigos partirem, e logo uma grande multidão os seguiu. Eles queriam ouvir mais a Jesus e aprender com Ele.
Mesmo estando cansado, quando Jesus viu aquela gente toda sentiu pena deles, como se fossem ovelhas sem pastor, e começou a lhes falar sobre Deus, ensinando-lhes muitas coisas.
A conversa estava tão boa que nem sentiram o tempo passar e que começava a anoitecer. As pessoas não tinham o que comer, e estavam longe da cidade. Os discípulos queriam mandar todo o mundo embora para que cada um procurasse a sua própria comida. Mas Jesus, que é Deus e pode fazer todas as coisas, disse aos discípulos que dessem comida para aquelas pessoas. Sabem quantas pessoas eram: Quase cinco mil homem! Os discípulos pensaram que Jesus queria que eles comprassem a comida. Já pensaram? Iria dar um dinheirão! Mas Jesus sabia o que iria fazer, pois ELe sabe todas as coisas. André, um dos discípulos, trouxe a Jesus um menino que tinha cinco pães e dois peixinhos. Muito pouco, ou mesmo NADA para alimentar tanta gente.
Aquele menino poderia dizer: Não, o meu lanche eu não reparto!
Mas não foi o que ele fez, ele deu tudo para Jesus.
Jesus pediu que todas aquelas pessoas se sentassem. Pegou o lanche do menino, rezou, agradecendo aquele alimento e começou a repartir o lanche. Naquele momento Ele fez um grande milagre: todas as pessoas comeram bastante e ainda sobrou muito. De um pouquinho de comida, Jesus tem um montão! Amém! 
O garoto dessa história tinha apenas cinco pães e dois peixes para oferecer a Jesus. Todos nós, mesmo nas nossas limitações, temos algo a oferecer a Jesus: nossos dons, nosso corpo, nossa inteligência, nosso vigor, nossos bens, nosso tempo, etc. Tudo que temos, pouco ou muito, deve ser dado para Jesus. E podemos ter certeza que tudo que fazemos para Deus não é em vão. Portanto,  meus irmãos, continuem fortes e firmes. Estejam ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que tudo o que fazem no serviço do Senhor sempre tem proveito, vocês sabiam que Jesus ama todas as pessoas e quer que nós nos amemos uns aos outros! Nós podemos demonstrar amor quando repartimos o que temos. Por exemplo: repartir nossos brinquedos, nosso lanche e principalmente o que aprendemos hoje aqui. Deus fica feliz quando repartirmos as coisas.

Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário