quarta-feira, 20 de abril de 2011

Jesus fonte de nossa salvação

Materiais à
Recipiente transparente de vidro ou de plástico, onde esteja colado o pronome EU
Violeta Genciana
Um recipiente contendo água, com a imagem de uma pomba (para representar o Esp. Santo)
Um recipiente – de preferência vermelho – contendo água sanitária e com uma imagem de Jesus.
à O que devo fazer?
       Coloque a água no recipiente escrito “EU”, depois gradativamente pingue algumas gotas de violeta. A água ficará completamente escura, em seguida vá pondo gradativamente a água sanitária até que a solução escura volte a ficar transparente.
àComo realizar a minha pregação?
Quando nós nascemos, estamos como esse recipiente... VAZIO. (pergunte para as crianças se ele realmente está vazio, as faça porem as mãos dentro dele, vê-lo, constatar se é isso mesmo).
Pois é, só que no nosso batizado (pegar o recipiente contendo água), nos é dado quem?! Ah... Vocês aprenderam direitinho na catequese né?! O Esp. Santo nos é dado graças ao imenso amor de DEUS, e dessa forma o “EU” que estava vazio passou a ficar cheio... (encha o recipiente de água) Certo crianças?
Agora, vamos olhar para essa água... Como é que ela está? (Estimular as crianças a falar se está limpa, transparente, livre de SUJEIRA). Assim éramos nós quando nascemos limpinhos, liminhos, sem pecado, como essa água transparente livre de impurezas e sujeiras. Contudo (tomar em mãos a violeta genciana), nós conhecemos o PECADO, aquele “chato” que nos impede de sentir o amor de Deus... Mas que pecados são esses crianças? (estimular as crianças a dar exemplos de pecados, pode aparecer brigas, separações, mentiras... adicione duas gotas de violeta, é o suficiente).
Nooooosaaa crianças!!!! Olhem só o que o pecado faz com as nossas vidas... Ele nos mancha todinho... Será que ainda tem solução? Tem certeza? Ah tudo pode mudar porque Deus papai mandou alguém para nos libertar do domínio do pecado. Quem é? Isso mesmo. Na cruz Ele venceu a morte e o pecado também. Mas enquanto ele estava aqui na Terra ele semeou um montão de coisas boas para que fossemos salvos, vocês podem ajudar o titio (a) a lembrar quais foram? (a cada coisinha que nos leva a salvação coloque um pouco de água sanitária).
Olha! Jesus vence todo o pecado. Tira todo o mal, toda a sujeira. Jesus venceu até morte. Isso tudo por mim e por você (aponte em direção as crianças). Você quer que Jesus limpe também o seu coração?
A partir daí pode-se conduzir um momento de oração com as crianças


















É isso aí titios e titias... Essa dinâmica para a pregação foi retirada do livro Seminário de vida no ES infantil. Da Graziela Pereira Lopes Eugênio e da Daniela Pereira Lopes Teodoro. Contudo, vale à pena ressaltar que eu fiz adaptações.
Eu realizei essa dinâmica duas vezes com as crianças do GOC que eu coordeno, foi um barato! Elas ficaram fascinadas, eu espero que as suas também.
       Que o Menino Jesus de Praga abençoe a todos vocês!!!
                                        Tio Betinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário