quarta-feira, 20 de abril de 2011

CHEIRINHO DA FÉ

àObjetivo da dinâmica: levar a criança a entender o que é fé, como ela se manifesta e como a sentimos.

àMateriais:
·         Vendas para os olhos;
·         Papel e lápis;
·         Coisas que tenham um cheiro característico forte ou fraco, exemplo: perfume, cheiro verde, bainha de hortelã, papel, dentre outros;
·         Água.

àComo fazer?
·         Convide as crianças a sentarem no chão e vende-as
·         Organize os materiais “cheirosos” em ordem decrescente - de intensidade maior ao de intensidade menor
·         Entregue as crianças papel enumerado - com o número de materiais que você for usar + a água
·         Vá deixando pertinho do nariz de cada criança cada um dos materiais, o último tem que ser a água. Não permita que toquem.
·         Desvende-as e peça que elas escrevam do lado da enumeração a ordem dos materiais apresentados.

àExplicação
De um modo bem espontâneo, comece perguntando pra ela se foi difícil saber a ordem dos cheiros. Com o passar do tempo ficou mais fácil ou mais difícil?
Depois comece a questioná-las sobre o que é fé. Caso elas não respondam nada, não se desespere! Vá explicando de forma bem dinâmica e com uma linguagem adequada o que viria a ser fé. Vá dizendo que fé é crer e não duvidar de algo que não podemos ver claramente o que é, mas sentimos.
Vocês sentiram o cheiro de alguma coisa? Mas vocês tocaram? Comeram? Só cheiraram? E como é que vocês têm certeza?
Conte que fé é exatamente isso, crer sem provar algo. Ter fé em Deus é acreditar que Deus papai, Deus maninho e Deus amigão existem, então sempre no meio de nós, nos amam e querem que nos os amemos, que eles esperam que nós sigamos os passos de Jesus e busquemos a santidade, que a bíblia é uma carta de amor onde Ele nos dá “1001” motivos para nele acreditarmos.
Quando temos fé somos que nem perfume ou balinha de hortelã, somos “cheirosos”, passamos esse cheiro forte da fé para a vida dos nossos irmãos e os chamamos a ter fé também. Contudo, quando estamos fracos em oração, sem ir à missa... Sentimos-nos longe de Deus e por isso passamos a não acreditar tanto assim. Aí agente fica que nem o papel,cheiramos pouco até para nós mesmos. E sabe o que acontece quando agente cresce e não se preocupa com a fé? Ficamos como a água! Sem cheiro algum. Você quer ficar sem o cheiro da fé?????
       Então vamos pedir ao papai do céu mais fé?
*a partir daí pode-se conduzir um momento de oração pedindo o reavivamento da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário