terça-feira, 27 de setembro de 2011

Conquiste os seus filhos para educá-los


A Bíblia diz que: "Aquele que dá ensinamento a seu filho será louvado por causa dele". (Eclo 30,2). Cabe aos pais transmitir aos filhos os ensinamentos e conselhos "para que sejam salvos" (Eclo 3,2); contudo, os filhos só ouvirão os conselhos dos pais se tiverem estima e "admiração" por eles. Eis algo muito importante: o pai e a mãe têm que conquistar os filhos. Um filho que admira o pai, o segue e ouve os seus conselhos naturalmente; caso contrário, será difícil.

O Papa João Paulo II disse que: "Educar é conquistar o coração, animá-lo com alegria e satisfação em busca do bem". Se você não conquistar o seu filho, não conseguirá educá-lo como deseja. O bom pai e o bom professor são aqueles que sabem cativar. O bom pai e a boa mãe são aqueles que os filhos têm orgulho deles.
E como os pais devem conquistar os seus filhos? Não pode ser, é claro, pelo dinheiro, chantagens e outras artimanhas. Muitos pais erram grosseiramente nisso. Pensam que dando aos filhos tudo o que eles querem – roupa da moda, tênis de marca, mil programas,... poderão conquistá-los. Não será assim; se o fosse, os pobres não teriam como educar os seus filhos.
O pai há de conquistar o filho "por aquilo que ele é", e não por aquilo que tem e que lhe dá. O pai conquistará o filho pelo respeito que lhe dedica, pelo tempo que gasta ao seu lado, pelo consolo que lhe oferece nas horas de dificuldade, pelos passeios que faz com eles, pela ajuda dedicada naquele problema da escola, por sua honestidade pessoal e profissional, pelo bom nome que cultivou, pela dedicação à família, pelo amor e fidelidade à esposa e aos filhos, etc... O mesmo vale para a mãe.
Como é bela aquela frase do livro "O Pequeno Príncipe" que diz assim: "Foi o tempo que gastaste com tua rosa, que fez tua rosa tão importante".

Caro pai, cara mãe, é todo o tempo, dinheiro, dedicação, carinho, atenção... que você gastar com o seu filho, que vai fazê-lo tão importante para você, e que também vai torná-lo importante para ele.

Como poderá um filho ouvir os conselhos de um pai que não conquistou o seu respeito e admiração? Como poderá um filho acatar os ensinamentos de um pai que não o respeita, que trai a sua mãe, ou que não tem responsabilidade profissional?

Um dia, vi um adesivo pregado em um automóvel, e que dizia: "Adote o teu filho antes que o traficante o faça!" Eu preferiria escrever: "Conquiste o teu filho antes que o traficante o faça!" 
Se hoje, nós pais, não conquistarmos os nossos filhos, se não nos tornarmos "amigos" deles, os perderemos. Só há um jeito, hoje, de acabar com o uso das drogas: amando e conquistando os filhos na família. Todo o combate ao narcotráfico será em vão enquanto houver jovens carentes do amor dos seus pais. Infelizmente, a droga se alastra, mais por culpa da decadência moral e familiar do que pela força do narcotráfico. Se não houver filhos carentes, o traficante ficará só. 
Eis aqui o cerne da questão da educação dos filhos hoje. Ou nós os cativamos pela amizade, pelo diálogo e pelo respeito, ou poderemos perdê-los para o mundo.

Professor Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário